Estado deve mais de 3,1 biliões de kwanzas a 7 empresas públicas
Contas. Atrasados do Estado para o pagamento da subvenção ao preço do combustível à Sonangol ultrapassaram os 2,9 biliões de kwanzas, valor que representa 95% do total reportado pelas empresas nos relatórios e contas analisados pelo Valor Económico.

Pelo menos sete empresas públicas têm registado, nas suas contas a receber, mais de 3,150 biliões de kwanzas do Estado. A dívida está repartida entre a subvenção aos preços e o financiamento de operação das referidas empresas, estando a Sonangol e a Ende a reivindicar pelos valores mais significativos. Durante o exercício de 2024, os atrasados do Estado para o pagamento da subvenção ao preço do combustível à Sonangol ultrapassaram os 2,994 biliões de kwanzas, valor que representa 95% do total reportado pelas empresas nos relatórios e contas analisados pelo Valor Económico.
Quando comparado ao exercício anterior, a dívida registou um aumento exponencial, ao sair dos 193,547 mil milhões de kwanzas que o Estado devia à petrolífera para a subvenção dos combustíveis em 2023, para os mais de 2 biliões no período em análise.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
ONU recomenda Angola a rever leis sobre liberdade de imprensa, manifestação e...