Estado poupa 41 mil milhões kz com abstenções, votos inelegíveis e nulos
FINANCIAMENTO. Considerando os resultados reais apurados, Estado vai desembolsar, nos próximos cinco anos, mais de 30,8 mil milhões de kwanzas para financiar os partidos políticos, que elegeram deputados, nas eleições de 24 de Agosto de 2022. Verba será repartida, durante o período, entre MPLA, Unita, PRS, FNLA e PHA.
O Estado vai 'poupar' pouco mais de 41 mil milhões de kwanzas, ao longo dos cinco anos da próxima legislatura, como resultado da diferença entre os votos conquistados pelos partidos com assento parlamentar, face ao total de eleitores inscritos no Ficheiro de CidadãosMaiores, fixados em 14.399.391.
De acordo com cálculos do Valor Económico, baseados nos números 1 e 3 do artigo 5º, da Lei do Financiamento dos Partidos Políticos, os 6.167.652 de votos conquistados pelo MPLA, Unita, PRS, FNLA e PHA valem 6,16 mil milhões de kwanzas por ano, à razão de mil kwanzas por voto. Admitindo-se que a totalidade dos eleitores inscritos votasse, o Estado assumiria encargos anuais com os partidos políticos acima dos 14,3 mil milhões de kwanzas por ano, o que perfaria 205,7 mil milhões em cinco anos.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública