ANGOLA GROWING
EM 10 PASSOS

Estudo ‘revela’ segredos para progredir no trabalho

13 Nov. 2017 Valor Económico Gestão

CARREIRA. Pesquisa recentemente divulgada sugere, em 10 passos, ‘truques’ que um profissional deve ter em conta para que consiga avançar na carreira.

5 segredos que os chefes nunca contam 49184058

Planeie com antecedência

Tal como as empresas têm planos de negócio, todos os que querem progredir profissionalmente devem ter planos de carreira, sugere o estudo, recentemente divulgado pelo site ‘Dinheiro Vivo’, especialista em matérias económicas. Imagine-se daqui a três anos. Quais são as suas responsabilidades profissionais? Que cargo ocupa? O que é que precisa, em termos de educação, formação ou certificações, para lá chegar? Questionam os autores do estudo, assinalando que a reposta para estas questões “é ver o que lhe faz falta e começar a trabalhar para atingir o objectivo”.

Melhore a sua capacidade de liderança

“Ser líder envolve cultivar competências como a planificação estratégica, pensamento crítico, orientação para a resolução de problemas e gestão de equipas”, refere o estudo. Mas assinala, no entanto, que “a liderança não se resume a saber afirmar-se perante um grupo para a concretização de um projecto. É possível mostrar liderança numa área específica do saber”. E exemplifica que um determinado indivíduo pode ser o único com conhecimentos sobre um determinado software, tornando-se a pessoa com quem é necessário falar para o usar.

Redes sociais têm importância

Dificilmente, nos dias que correm, um empregador não olhará para o seu perfil nas redes sociais na altura de contratar, alertam os autores da pesquisa, acrescentando que um estudo da Career Builder revela que 57% dos empregadores hesitam em entrevistar candidatos que não tenham presença na internet, e 70% usam as redes sociais para filtrar candidatos. “Portanto, é melhor assegurar-se que está bem representado no mundo virtual. Ou seja, que as conclusões que alguém tirará sobre si são coincidentes com o que quer fazer passar”, assinala o estudo, aconselhando que o melhor mesmo é criar um perfil que realce os seus pontos fortes e experiência, afirmando-o como especialista na sua área. Torne-se visível. Faça com que reparem em si. Foi esquecido nas promoções e nos aumentos salariais? Talvez não tenha conseguido mostrar ao seu chefe tudo o que fez e os bons resultados. Pode ser útil manter um registo das suas responsabilidades, projectos que correram bem, objectivos que foram atingidos para que, quando chegar a hora da avaliação, esteja preparado. Não presuma que a sua chefia saiba tudo aquilo que alcançou. Mostre interesse em participar em projectos importantes, que muito provavelmente serão acompanhados de perto pelo chefe. Fará com que reparem em si.

Networking é fundamental

De acordo com a mesma pesquisa, criar e cultivar contactos na empresa e no sector onde trabalha é fundamental se quiser avançar. “Seja membro de associações profissionais, câmaras de comércio, participe nos eventos e assuntos que interessam na sua área profissional. Quanto mais pessoas conhecer, mais oportunidades de trabalho surgirão”.

Comunique como o seu chefe

Há estudos que mostram que, quando alguém contrata, tende a escolher pessoas com os mesmos interesses e comportamentos. “Assumir um estilo de comunicação próximo do seu chefe pode dar bons resultados”, considera a pesquisa. Mas aconselha, no entanto, que não se vá demasiado longe, “porque se for muito diferente do seu, soará a falso”.

Seja amigável

Seja simpático com todos, mas deixe as amizades para outras ocasiões, aconselham os autores do estudo. “Se conseguir progredir na carreira e vier a tornar-se chefe de algum amigo, criará uma situação desconfortável. Já pensou como seria se tivesse de decidir o salário de um amigo?”, Questiona o estudo, acrescentando que, “além disso, os que não beneficiarem da sua amizade podem achar que serão prejudicados”.

Trabalhe em equipa

Pode parecer um cliché, mas é mesmo fundamental. “Se passar o tempo no seu canto, não espere chegar muito longe. Esteja atento ao que se passa à sua volta. Identifique problemas e proponha soluções. Partilhe-as com os outros”, assinala o estudo, sugerindo ainda que ajude, sempre que for preciso. “As empresas procuram pessoas dispostas a sair da sua zona de conforto e a aprender coisas novas.” Vista-se como aqueles acima de si Se tem o objectivo de progredir, veja como se vestem os que estão na posição que gostava de ocupar, sugere o estudo. “Nunca vê o seu director de jeans? Faça o mesmo. De uma forma geral, vista-se de acordo com o seu ambiente laboral. Se trabalhar num banco, se calhar terá de usar fato e gravata, mas se tiver um emprego nas indústrias criativas, é provável que deva vestir-se de forma mais informal. Seja qual for a regra, imprescindível é estar limpo. As nódoas são proibidas!”

Seja resiliente

Não se deixe vencer pelas contrariedades, sejam elas de que natureza forem. “Esforce-se por ultrapassar obstáculos e não ceda à pressão. Mesmo quando o ambiente à sua volta é negativo, mantenha-se positivo e pronto a agir”, sugerem ainda os autores do estudo.