Exportações no Prodesi caem 28% enquanto importações sobem quase 30%
COMÉRCIO. Quantidade exportada, no âmbito do programa, é duas vezes inferior à da importada nos primeiros seis meses do ano. Encaixe financeiro foi de apenas 51,2 milhões de dólares, muito abaixo dos 794 milhões de dólares que as importações exigiram.
O Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi) não afasta a marca de autêntico importador e reexportador, praticamente desde a sua criação. Mais uma vez, o total dos produtos importados, em toneladas e valor, é duas vezes superior ao do exportado como produção nacional.
No fecho do primeiro semestre, as importações ascenderam às 798.536 toneladas, superando as 614.931 toneladas do período homólogo, um crescimento no caso de 29,8%. A quantidade significou um gasto de 794,037 milhões de dólares, menos 44,2 milhões comparativamente ao desembolsado no mesmo período do exercício transacto.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’