ANGOLA GROWING
No Huambo

FAO vai construir mais de mil escolas de agricultores

Pelo menos 1.840 escolas de campo para agricultores vão ser construídas no Huambo, nos próximos três anos, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

CAMPONESESAngop 640x405

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 27, na comuna da Calenga, município da Caála, 33 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, pelo representante da FAO na província, Ciprien Ndambi Dock, detalhando que as mesmas serão compostas por jangos, para as aulas teóricas e campos de experimentação, para as práticas.

Informou que as escolas de campo, inseridas no Projecto de Desenvolvimento de Agricultura Familiar e Comercialização (MOSAP II), vão ser construídas em 25 comunas, de oito municípios, onde serão formados 60 mil camponeses, em técnicas básicas de agricultura.

Através desta acção, segundo Ciprien Ndambi Dock, pretende-se aumentar a produção das famílias camponesas da província, dando cumprimento ao programa do governo de combater a fome e a pobreza.

O representante da FAO do Huambo disse, ainda, que as escolas de campo vão reforçar as competências das famílias camponesas agrícolas e dinamizar a agricultura familiar, a julgar pela sua importância na segurança alimentar.

O responsável disse também estar prevista a execução, nas comunidades rurais, de programas de comercialização dos produtos do campo, educação, saúde e a criação de uma caixa de crédito, no sentido de se aumentar a qualidade das condições de vida da população.