ANGOLA GROWING
EVENTO DECORRE EM JULHO NA BAÍA DE LUANDA

Feira Internacional de Luanda ressurge com a Eventos Arena

FEIRA. Ministério da Economia escolheu novo promotor e local para acolher a maior “bolsa de negócios de Angola” para edição de 2017.

 

A eventos Arena, empresa especializada em organização e gestão de feiras, vai assumir a realização da edição 2017 da Feira Internacional de Luanda (FILDA), um ano depois de ter sido cancelada por razões financeiras, revelou o presidente do conselho de administração da empresa, Bruno Albernaz, durante uma conferência de imprensa.

Na nova temporada, o evento, que era tradicionalmente organizado no recinto da FILDA, no Cazenga, Luanda, deverá ser transferido para a Baía de Luanda, estando o seu arranque previsto para o próximo dia 26 de Julho para um período de cinco dias.

A Eventos Arena espera reunir, no parque de exposições da Baía de Luanda, cerca de 200 expositores entre nacionais e estrangeiros de 15 países convidados, numa área bruta de 16 mil metros quadrados.

‘Diversificar a economia e potenciar a produção nacional, visando uma Angola auto-suficiente e exportadora’ é o lema do certame, que, por decisão do Ministério da Economia, passa para a Arena Eventos, mas apenas a edição de 2017.

Bruno Alnernaz esclareceu que a organização das próximas edições deverão ser oportunamente decididas pelo Ministério da Economia. Para este ano, os empresários interessados deverão pagar entre 22 a 28 mil kwanzas por cada metro quadrado, sendo que o mínimo exigível, por espaço, deverá ser de nove metros quadrados.

A presidente do conselho de administração do Instituto de Fomento Empresarial (IFE), Dalva Ringote Allen, comenta que o evento deverá proporcionar condições para que as empresas possam estabelecer contactos e identificar oportunidades de negócios.

Em relação à mudança do espaço habitual, considerou que houve uma alteração no paradigma, tendo em conta a preocupaçação de se dar visibilidade diferente à Feira de 2017, “por ser um veículo de promoção” das empresas nacionais e estrangeiras. “Espera-se que as empresas participantes, em função da articulação que possam manter com as outras entidades nacionais, regionais e internacionais, possam estabelecer potenciais parcerias para, no curto espaço, conseguirmos ter estatísticas daquilo que poderão ser os resultados da feira”, referenciou.

A última edição do certame, a 32ª, decorreu entre os dias 21 e 26 de Julho de 2015, tendo atingido um volume de negócios estimado em 11 milhões de dólares. Contou com a participação de mais de 900 expositores, entre nacionais e estrangeiros, numa área de 50 mil metros quadrados.