FMI desembolsa 487,5 milhões de dólares
O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou um desembolso imediato de direito especial de saque de cerca de 487,5 milhões de dólares para Angola.
O FMI concluiu a quarta revisão do programa económico de Angola, apoiado por um acordo alargado ao abrigo do Mecanismo de Financiamento Alargado", o que "permite um desembolso imediato de (...) 487,5 milhões, elevando o total dos desembolsos ao abrigo do acordo para (...) cerca de três mil milhões , pode ler-se no comunicado.
O acordo alargado a três anos para Angola foi aprovado a 07 de dezembro de 2018, no montante de cerca de 3,7 mil milhões de dólares, para restaurar a sustentabilidade externa e fiscal, melhorar a governação, e diversificar a economia para promover um crescimento económico sustentável, liderado pelo sector privado.
Aquando da terceira revisão, o FMI também aprovou o pedido das autoridades de um aumento de 765 milhões de dólares para apoiar os esforços das autoridades para mitigar o impacto da covid-19 e sustentar a implementação da reforma estrutural.
Agora, o FMI salientou que "a natureza multifacetada do choque da covid-19 continua a ter um impacto negativo na economia e na população de Angola" e que "a produção e os preços do petróleo continuam fracos".
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública