Francisco Viana abandona grupo parlamentar da UNITA
Francisco Viana solicitou à Presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, uma forma de continuar no Parlamento, mas como independente sem estar vinculado ao grupo parlamentar da Unita.
Francisco Viana foi eleito deputado, como independente pela Unita nas últimas eleições gerais, em 2022, depois de se ter desvinculado do MPLA. Em carta enviada à AN, deputado justifica agora a decisão por discordar da proposta de modelo de eleições autárquicas apresentada pelo maior partido da oposição. “As apresentações da proposta da Lei das Autarquias chocam profundamente com a minha firme convicção de federalista e sobre o modelo de Estado que preconizo há mais de 35 anos”.
O empresário diz que tem tido “muitas dificuldades em desenvolver” a usa actividade política na Assembleia Nacional como deputado independente, integrado no grupo parlamentar da Unita.
Apesar deste pedido de desvinculação ao grupo parlamentar da Unita, o deputado garante que vai continuar ligado à Frente Patriótica Unida, coligação que junta Unita, Bloco Democrático e o PRA-JA.
Francisco Viana esteve ligado ao MPLA e é filho de um histórico co-fundador do partido, Francisco Gentil Viana, que também abandonou a organização quando ainda era dirigida por Agostinho Neto. Em 2022, Francisco Viana apresentou uma carta de desvinculação endereçada ao líder do MPLA, João Lourenço, argumentando que saía do partido “triste, mas não acabado”. “Não deixarei de cumprir com os meus deveres de cidadão, tão pouco deixarei de lutar pelos direitos da Nação”.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...