TERCEIRO TRIMESTRE

Gastos com importações no Prodesi disparam 30% e arrecadação através das exportações caem 5,7%

23 Oct. 2024 Economia / Política

BALANÇO. Valor arrecadado com a venda para o exterior de 54 produtos diversos a título de matéria-prima, no âmbito do Prodesi, tem um peso de apenas 6,26% sobre o total do gasto com a importação. 

Gastos com importações no Prodesi disparam 30% e arrecadação através das exportações caem 5,7%

Mantém-se o dilema no Programa de Apoio à Produção Nacional, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi). O programa continua a não fazer jus aos objectivos, sendo um sorvedouro de divisas com importações, ao em vez de se insuflar as exportações angolanas. 

Até ao terceiro trimestre do ano, foram importadas 1,2 milhões de toneladas, mais 317.346 toneladas face às quantidades do período homólogo. Ou seja, um aumento de cerca de 37% que vale o desembolso de 1,6 mil milhões de dólares. No mesmo período do ano passado, a despesa ficou-se pelos 1,2 mil milhões de dólares.

A contrariar os anseios do programa, as exportações dos produtos ‘made in Angola’ recuaram, em termos de valores arrecadados, 5,7%, ao fixarem-se nos 101,9 milhões de dólares. Contudo, a quantidade de produtos exportados como matéria-prima aumentou cerca de 90% ao subir de 403.090 para as 769.613 toneladas.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.