Gerir em contexto de Covid19
ESTRATÉGIA. Em tempos de incerteza e de profunda alteração dos pressupostos socioeconómicos a que os mercados estão adaptados, com condições que os governos das economias a braços com a pandemia do Covid19 descrevem como sendo de ambiente de guerra, siga estas sugestões e prepare a sua empresa para minimizar os estragos da nova realidade.
Gira a comunicação de modo a evitar pânicos
Comunique de forma clara e eficiente com os funcionários porque, como todos, vão estar expostos a muita informação falsa que incentiva o pânico geral. Use grupos online em que possam todos encontrar informação atempada sobre novas políticas a adoptar no ambiente de trabalho.
Aplique as regras de higiene e distanciamento no escritório
Examine as lógicas de trabalho na empresa e crie rotinas que aumentem a higienização que passem pelo incentivo à lavagem das mãos frequente e ao refrear do contacto humano.
Prepare a empresa para faltas de staff
Reavalie as necessidades de funcionários presenciais e prepare a sua empresa para a necessidade de ter funcionários a trabalhar a partir de casa. Utilize os recursos e a comunicação nas novas plataformas de modo a manter operações e planeie formas de logística alternativas e preparadas para enfrentar o vírus (são exemplo luvas, máscaras e soluções para desinfestação).
Flexibilize e contorne a burocracia
Embora comunicações em excesso e atropelo às normas regulares possam criar confusão, flexibilize as hierarquias e a papelada de modo a dar respostas mais rápidas a situações de emergência. Tire proveito das novas comunicações, crie uma equipa de triagem e resposta se a dimensão da empresa assim o justificar.
Consulte a cobertura de seguros se pode valer à sua empresa
Se a empresa dispõe de apólice de seguros, esta é a altura de verificar as letras pequenas do contrato de modo a verificar se tem cobertura para emergências de saúde em cenário de pandemia mundial.
Adapte a sua empresa ao futuro
Esta crise mundial vai mudar e reestruturar cadeias de fornecimento e tendências de mercado. É provável que áreas de serviços online de fornecimento de transportação, de saúde ou de educação se tornem mais apetecíveis e que a dependência de mega-fábricas seja evitada. Reavalie as cadeias de fornecimento da empresa e adapte-a à nova realidade.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública