Google compra HTC por 1,1 mil milhões de dólares
TELEMÓVEIS. Com este investimento, a Mountain View, nos EUA, reforça a aposta em áreas como a realidade aumentada e as comunicações móveis.
A Google anunciou, na passada semana, a aquisição de parte da equipa de desenvolvimento de celulares e no licenciamento de propriedade intelectual da HTC por 1,1 mil milhões de dólares. Os pesquisadores vão trabalhar na área responsável pelo smartphone Pixel, o alto-falante inteligente Google Home e o Chromecast.
“Com esse acordo, uma equipa de talentos da HTC irá juntar-se à Google como parte da área de hardware”, afirmou Rick Osterloh, vice-presidente de aparelhos do Google, em nota.
Peter Shen, director financeiro da HTC, afirmou ao ‘New York Times’ que irá empregar mais de dois mil pesquisadores no acordo.
Responsável pelo sistema operacional móvel mais usado do mundo, o Android, e de populares serviços conectados, como Gmail, YouTube e Maps, a Google tenta engrenar como fabricante de aparelhos.
A primeira investida nessa linha foi o lançamento do smartphone Nexus One, em 2010. O sucesso só veio mesmo, no entanto, com o Chromecast, em 2013. Do tamanho de uma pen-drive, o aparelho transformava TV normais em inteligentes.
A Google e a taiwanesa HTC já trabalharam juntos no desenvolvido do tablet Nexus 9, lançado em 2014.
Esta é a segunda negociação do Google que envolve uma fabricante de smartphones. Em 2011, a empresa comprou a Motorola Mobility por 12,5 mil milhões. Após três anos de insucessos, a empresa foi vendida à Lenovo por um quarto desse valor. Ainda assim, a Google reteve algumas das patentes essenciais da empresa.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública