Gorjetas ajudam funcionários de restaurantes a subsistirem com pequenos salários
RESTAURAÇÃO. Empregados chegam a receber entre mil e 6 mil kwanzas de agradecimento de clientes por prestarem um serviço satisfatório, valor que é alocado sobretudo na despesa com o transporte. Mas também há dias em que levam zero para casa.
Enquanto a restauração ainda se recupera da crise instalada desde a pandemia da covid-19, segundo vários operadores do ramo, a gorjeta aos empregados de mesa tem servido para atenuar, em muitas circunstâncias, os baixos salários que rondam entre os 40 mil e os 150 mil kwanzas, em Lunda.
A gratificação, generosamente cedida por clientes em dinheiro, torna-se “cada vez mais essencial” nos dias de hoje, para suportar várias despesas, com destaque para o transporte, considerando a alta de preços que se verifica no país, como relatam vários funcionários. Em média, cada empregado embolsa entre mil e 6 mil kwanzas por dia de trabalho, conforme o fluxo de clientes e a categoria do restaurante. Como prática, os funcionários recebem as gorjetas e partilham-nas entre colegas, no final do expediente.
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