LUANDA ABSORVE MAIOR NÚMERO DE VAGAS

Governo aprova ingressos para técnicos de saúde

CONCURSO PÚBLICO. Após contratação de 20 mil professores, Governo aprova quotas de ingressos para 1.700 profissionais da saúde.

07d64af61 0d57 4b3a bda2 f5ac81131895 r NjQweDM0Mw

O concurso público para a contratação de novos técnicos de saúde deverá ser aberto em breve. O Governo aprovou já 1.700 quotas de ingresso para profissionais do sector, como inicialmente previsto aquando do incremento de 10% na dotação orçamental da saúde.

Em 19 despachos conjuntos dos Ministérios das Finanças, Administração do Território e Reforma do Estado e da Administração Pública, Trabalho e Segurança social foi definido o número de vagas para cada província, sendo que os hospitais centrais têm uma quotização à parte não obedecendo ao critério de província.

Entre as categorias de profissionais de saúde, estão médicos internos gerais, enfermeiros licenciados de 3.ª classe e técnicos superiores de diagnósticos e terapeuta de 2.ª classe.

A contratação de técnicos de saúde decorre depois de o Estado ter já realizado um concurso público de ingresso de 20 mil professores. Devido à situação macroeconómica menos boa que Angola atravessa, o Governo suspendeu a realização de concurso público de admissão à função pública, abrindo as excepções para a educação e saúde. Para concretizar estas contratações, o Executivo solicitou ao parlamento um incremento orçamental para os dois ministérios.

Com a aprovação do relatório parecer conjunto da Assembleia Nacional, o orçamento para a educação registou um aumento de 9%, que corresponde a um valor global de 46,4 mil milhões de kwanzas, e o da educação de 6%.

Para a saúde, o documento prevê um incremento da dotação orçamental de 10%, que corresponde a um valor global de 34,9 mil milhões de kwanzas, esticando para 4% do OGE a verba do sector. A autorização para a contratação de novos técnicos de saúde e professores vem espelhado no Relatório Parecer Conjunto, que ainda prevê verbas para a reabilitação de vários hospitais.