Governo autoriza despesa de 45,3 milhões de euros para reabilitar e construir morgues de Luanda
O Governo vai autorizar o valor de 45,3 milhões de euros para construir e reabilitar morgues em Luanda.

As obras nas morgues de Luanda surgem mais de dois anos depois de uma visita da antiga governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho, que depois de constatar o funcionamento de algumas destas instituições prometeu obras para estas unidades. Durante a visita, a antiga governante constatou que as morgues dos municípios de Viana, Kilamba Kiaxi e Talatona, com excepção a do município de Cacuaco, encontravam-se sem condições apropriadas para a conservação de cadáveres e em elevado estado de degradação.
De acordo com um despacho consultado pelo Valor Económico, foram contratados, por ajuste directo, o grupo Opaia Europa e a Makiber para a realização das obras e fiscalização.
As autorizações são divididas em dois lotes. O primeiro compreende as obras de reabilitação da antiga Morgue Central de Luanda junto ao hospital Josina Machel, a construção da Nova Morgue de Luanda e outra localizada no Kilamba Kiaxi. O primeiro lote compreende também a construção da morgue do Cazenga e a reabilitação da morgue de Viana.
O segundo lote compreende a construção da Morgue Municipal do Belas, Quiçama e do Icolo Bengo. O segundo lote enquadra ainda uma incineradora em Benfica.
João Lourenço revela que já pensou no perfil do seu sucessor depois...