Governo contrata 31% do financiamento previsto para o ano, sem contar com os principais credores
FINANCIAMENTO. Plano Anual de Endividamento prevê acordo de 6,9 mil milhões de dólares. Bastante activo em 2022, Standard Charterd Bank foi colocado como o potencial segundo maior credor, mas terminou o semestre sem qualquer acordo.
Nos primeiros seis meses do ano, o Governo assinou acordos de financiamentos externos no valor global de cerca de 2,172 mil milhões de dólares, uma redução de cerca de 43,9% em comparação ao mesmo período de 2022 quando estavam contratados cerca de 3,877 mil milhões de dólares.
O valor contratado representa cerca de 31,4% dos 6,9 mil milhões que o Governo espera ir buscar no mercado externo, dos quais 6,40 mil milhões de dólares através de acordos de contratação, segundo o Plano Anual de Endividamento.
Bastante activo no período homólogo, o Standard Charterd Bank é uma ausência notável entre as instituições com as quais o Governo assinou contrato no período em análise, tendo em conta que surge no Plano Anual de Endividamento com a segunda maior quota entre as instituições financeiras que devem garantir os contratos para este ano.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...