Governo contrata Tecnovia para reformar vias de Luanda
A construtora portuguesa Tecnovia foi escolhida pelo Governo para executar a obra de reformulação de uma das principais vias de entrada e saída do centro de Luanda, num negócio de 48,5 milhões de euros.
A informação consta de um despacho assinado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, com data de final de Junho, atribuindo a obra à empresa Tecnovia Angola, a qual ainda carece de ser consignada, pelo Ministério da Construção, para avançar.
A obra consiste na reformulação do nó de ligação entre a estada da Samba e a Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem 'Loy', no valor de 55,4 milhões de dólares, um ponto de forte congestionamento no trânsito de entrada e saída da cidade de Luanda. A obra visa "optimizar a circulação rodoviária e melhorar a qualidade de vida da população", lê-se no despacho.
Os trabalhos, em regime de conceção e construção pela Tecnovia Angola, implicam a construção de dois túneis rodoviários e uma rotunda à superfície, para permitir escoar o trânsito e alterar um retorno obrigatório ali existente, que condiciona o trânsito.
Além da contratação da Tecnovia, José Eduardo dos Santos autorizou o Ministério da Construção a contratar a empresa Proeng para realizar os serviços de fiscalização da empreitada, por 276,1 milhões de kwanzas, e a empresa Grupotec para assegurar a coordenação técnica dos trabalhos, neste caso por 92 milhões de kwanzas.
JLo do lado errado da história