Governo e empresa dinamarquesa fecham contrato de 220 milhões USD
A empresa dinamarquesa New Horizons of Infrastructure of Denmark foi seleccionada pelo Governo para realizar obras complementares das ligações da nova barragem de Laúca, num negócio avaliado em mais de 220 milhões de dólares.
A contratação da empresa foi autorizada por despacho do Presidente José Eduardo dos Santos, tendo em conta os "benefícios" e a "contribuição significativa para o desenvolvimento económico e social do país" do Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca, em Malanje.
A autorização do chefe do Estado, deste mês e à qual a Lusa teve acesso hoje (17), envolve obras complementares no sistema de transporte associado ao aproveitamento hidroeléctrico, entre Laúca e Kilamba (Luanda), de 400 KV, bem como a ampliação das subestações de Capanda, Laúca e compensação reactiva na subestação do Cavaco, em Benguela.
O contrato, que envolve o Ministério da Energia e Águas e a New Horizons of Infrastructure of Denmark, está avaliado em 220,5 milhões de dólares, de acordo com o mesmo documento. Paralelamente, foi ainda autorizada a compra de uma turbina aero-derivativa móvel da General Electrics, com capacidade para a produção de 31 MegaWatts (MW), a fornecer pela empresa Aenergia, por 30,3 milhões de dólares.
JLo do lado errado da história