Governo e sindicatos fixam salário mínimo em 70 mil kz
Governo e as Centrais Sindicais chegaram, finalmente, a acordo depois de estarem desde Dezembro em negociações que levaram a duas greves gerais.
Entre os pontos acordados, as partes decidiram que o salário na função pública seja aumentado em 25% no próximo ano e até 2026 devem voltar a sentar-se para avaliar os termos de actualização salarial.
Sobre o reajustamento do salário mínimo nacional, que dividia as partes, ficou acordado a fixação no valor de 70 mil kwanzas, devendo evoluir para os 100 mil no período de um ano. Execepcionalmente, as empresas sem possibilidade terão o prazo de cumprimento de dois anos. Já para as micro-empresas e start-ups (empresas iniciantes) ficou fixado o salário mínimo de 50 mil kwanzas.
No entanto, apesar do acordo das partes, o secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro José Filipe, sublinhou que o assunto irá merecer avaliação do Conselho Nacional de Concertação Social.
Em relação à redução do IRT, estará em curso um estudo de alteração do modelo que deverá contar com a participação dos membros das centrais sindicais.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública