Governo espera aumentar Investimento Directo Estrangeiro em 94,5%
O Governo subiu a fasquia e espera que Angola consiga aumentar a atracção de Investimento Directo Estrangeiro (IDE) até 2027 em mais de 90%.
Para os próximos cinco anos, espera que a captação de IDE atinja os 75,5 mil milhões de dólares. A maioria deste investimento, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Nacional (PND) 2023/2027, está previsto ser fora do sector petrolífero. Angola registou, no último quinquénio, em atracção acumulada de IDE, 38,8 mil milhões de dólares, dos quais 36,9 mil milhões provenientes do sector petrolífero.
De acordo com o PND, os valores que Angola teve de IDE nos últimos cinco anos “beneficiaram” da actuação da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (Aipex), que registou 572 intenções de investimento com valores agregados de 11 mil milhões de dólares dos quais mais de 70% referentes ao IDE. Nas contas oficiais, a concretização das novas metas passa pela “melhoria do ambiente de negócios”.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Festas em Angola deixaram de ser negócio rentável