Governo executa apenas 12,5% dos 11 biliões de kz previstos
ORÇAMENTO. Apesar da queda de 17% das receitas no primeiro trimestre, em consequência da volatilidade do preço do petróleo, Governo continua a canalizar mais dinheiro para o sector da Defesa e Segurança em detrimento do social.
A execução da despesa orçamentada, no primeiro trimestre, ficou em cerca de 12,5%, face aos 11,040 biliões de kwanzas autorizados para o período, e em apenas 6,8% em comparação com os gastos totais estimados no Orçamento Geral do Estado (OGE), fixados em 20,104 biliões de kwanzas.
Cálculos do Valor Económico, baseados no relatório de execução orçamental, mostram que, dos 11,040 biliões de kwanzas (54,9% do OGE) programados para a despesa dos primeiros três meses do ano, apenas 1,385 biliões foram efectivamente gastos. E, se comparados ao período homólogo, observa-se uma redução de cerca de 27%, visto que o valor executado, no primeiro trimestre de 2022, foi de 1,895 biliões de kwanzas.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública