Governo gasta muito pouco com programas de emprego e combate à pobreza
DESPESA. Autoridades inscreveram, no OGE em exercício, um programa direccionado à promoção do emprego e um visando o combate à pobreza. Com ambos, Governo previa gastar 158,775 mil milhões de kwanzas mas, até final Setembro, gastou apenas o correspondente a 15,3%. E mostra-se mais disponível a gastar com assistência.
Os programas inscritos no OGE 2024 com objectivo de promover o emprego e combater a pobreza estão fora da lista dos quinze programas com maior execução das despesas entre Janeiro e Setembro.
Um destes é o “programa integrado de desenvolvimento local e combate à pobreza” para o qual o Governo inscreveu despesa de mais de 133,267 mil milhões de kwanzas mas, nos três trimestres consumidos, gastou apenas 19,812 mil milhões de kwanzas, correspondendo a 14,86%.
O baixo nível de execução da despesa pode significar, entretanto, atrasos nas transferências sociais monetárias (Kwenda), cujas despesas correspondem a 60% ou cerca de 79,841 mil milhões de kwanzas dos 133,267 mil milhões aprovados.
Situação semelhante registou-se com o “programa do emprego, empreendedorismo e formação profissional”, cuja despesa prevista aprovada é de mais de 25,508 mil milhões de kwanzas, dos quais foram consumidos o correspondente a 17,77%, mais concretamente 4,533 mil milhões de kwanzas.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
Embaixador da China visita Valor Económico e Rádio Essencial