Governo investe 280 milhões de euros em reabilitações de estradas
O Governo angolano prevê gastar 280 milhões de euros com a reabilitação de estradas e pontes da província do Kuando-Kubango, no sul do país, a realizar por um consórcio formado por brasileiros e alemães.
De acordo com um despacho presidencial de final de Setembro, a que a Lusa teve hoje (11) acesso, é aprovada a empreitada de reabilitação da Estrada Nacional 295, em dois troços, com um total de 136 quilómetros de extensão.
A obra fica a cargo do consórcio formado pela Queiroz Galvão Konstruktion GmbH (de origem brasileira) e os alemães da GAUFF GmbH & Co Engineering KG.
A empreitada é justificada pelo Governo angolano com o plano provincial de desenvolvimento 2013-2017, que "determina como objetivos estratégicos o desenvolvimento de infraestruturas ferroviárias, reabilitação, construção de estadas e abastecimento de água para dinamizar o setor produtivo", além de "facilitar o provimento de bens e serviços".
Angola tem em curso um vasto projeto de reabilitação de centenas de quilómetros de estradas destruídas durante o conflito armado que assolou o país, até 2002, obras sobretudo realizadas por empreiteiros chineses, mas também por empresas portuguesas e brasileiras.
“Quem no fundo acaba por ter poder sobre o judicial...