Governo passa construção e gestão de mercados municipais aos privados
PRIVATIZAÇÃO. Luanda precisa de 140 mercados dos níveis de mercado de abastecimento, municipal e de proximidade. Governo vai passar a responsabilidade da construção e gestão para empresas privadas. Concurso de atribuição pode ser realizado até Setembro.
Governo diz ter em vista o aumento de espaços para a venda de bens e serviços com objectivo de contribuir significativamente para a organização da venda ambulante e feirante no país, tendo a expectativa de contar com parcerias público-privadas na construção e gestão dos mercados municipais.
O director nacional para as Parcerias Público-Privadas, Augusto Dembo, detalha que o Governo prevê a construção de novos mercados “devidamente infra-estruturados”, bem como a requalificação e adição de serviços complementares (restaurantes, creches, estacionamento, infra-estruturas de saneamento e sanitários, bancos, seguradoras, bombeiros, polícia, etc). Nesta fase, adianta, os governos provinciais têm estado a identificar os espaços para o desenvolvimento de mercados municipais em regime de parcerias público-privadas.
“Concluída a fase de identificação dos espaços, serão realizadas consultas públicas que poderão auscultar instituições públicas, empresas de construção civil, associação de projectistas, empresas e instituições financeiras bancárias”, contabiliza.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’