Governo recebe 89 milhões de euros para energia e águas
INVESTIMENTO PÚBLICO. Municípios da Banga, Bolongongo e Ngonguembo, que, até ao momento, não beneficiaram da energia da rede pública, vão receber electricidade e água.
Kwanza-Norte vai beneficiar, este ano, de 89 milhões de euros para a electrificação de três municípios e do aeroporto ‘Comandante Nguetu’, em Ndalatando, que custou ao Estado 60 milhões de dólares e que recebe apenas voos de delegações governamentais.
O director do gabinete de estudo, planeamento e estatística (GEPE) da província, Edinildo Teixeira, explicou que os municípios escolhidos para a electrificação, com contadores em residências, são os da Banga, Bolongongo e Ngonguembo que, até ao momento, não beneficiaram da energia da rede central.
“São municípios que, se comparados aos demais, estão um pouco atrás no que diz respeito aos investimentos e, apostando na electrificação dos mesmos, poderão atrair investidores e alavancar a economia”, considera Edinildo Teixeira, apontando cerca de 55 mil habitantes beneficiários.
Dos 89 milhões de euros, parte vai ser destinada para a extensão da rede eléctrica da cidade de Ndalatando e para a montagem do sistema de abastecimento de água, nos municípios de Kambambe, Ambaca e Gulungo-Alto, assim como para a melhoria das infra-estruturas do jardim botânico do Kilombo.
Sobre a electrificação do aeroporto, o director do GEPE justifica com a hipótese de a falta de energia ser um dos motivos para a pouca frequência de voos que regista.
O montante que o Kwanza-Norte recebeu é parte de um financiamento obtido pelo Governo junto do banco francês Crédit Agricole Corporate and Investment.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações