Governo reduz 89,5 mil toneladas na captura admitida para este ano
PESCAS. Redução registou-se essencialmente na captura da sardinella, atum e cavala. Armadores manifestam-se contra decisão do Governo.
O Governo aprovou para este ano um Total Admissível de Capturas (TAC) de 304.846 toneladas de pesca marítima para os segmentos semi-industrial e industrial, representando uma redução de 89.500 toneladas.
No global, a taxa de captura admitida para a maioria das espécies mantém-se, com excepção das sardinellas e da cavala, que viram as quotas serem reduzidas de 200 para 120 mil toneladas e de 26 para 20 mil toneladas, respectivamente, em relação a 2023.
O presidente da Associação de Pesca Artesanal, Semi-Industrial e Industrial de Luanda (APASIL), Manuel Azevedo, lamenta não entender a razão que terá levado o Governo a reduzir “drasticamente” a quota da captura marítima do pescado, alegadamente por causa dos recursos biológicos e aquáticos ricos e que despertam interesses externos.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações