Governo vai proibir captura de carapau durante três meses
O Governo prevê proibir a captura de carapau durante três meses em toda a costa angolana. O período de veda para o carapau será em Junho, Julho e Agosto.
A proibição visa assegurar o “equilíbrio entre a exploração e a conservação dos recursos biológicos e aquaticos”, defende o Governo.
Apesar da proibição da pesca do carapau durante três meses o Executivo vai permitir a captura de 15% desta espécie e de todos os seus segmentos. Qualquer captura que ultrapassar o estipulado deverá reverter ao Estado.
De acordo com o decreto Presidencial sobre a gestão da pesca marítima, continental, da aquicultura e do sal, a que o VE teve acesso, o Executivo prevê também períodos de veda para outras espécies marinhas. Fica interrompida a pesca de camarão neste mês e em fevereiro. Já para a lagosta fica vedada a pesca entre este mês, Fevereiro e Março.
O Governo decidiu manter a quota autorizada para captura do pescado nas 40 mil toneladas de carapau cunene e 15 mil do carapau Cabo, tal como vem sendo estipulado nos últimos anos.
O total admissível de captura (TAC) para este ano vai registar um ligeiro aumento e fica estabelecida nas 394.346 toneladas de pescado diverso, entre crustáceos, espécies demersais e pelágicas. O ano passado foi de 380.846 toneladas.
O número de embarcações permitidas é de 6.500.
JLo do lado errado da história