ANGOLA GROWING
DE JANEIRO A MAIO

Huambo arrecada perto de 4 mil milhões kz

A Repartição Fiscal no Huambo arrecadou, de Janeiro a Maio do corrente ano, perto de quatro mil milhões de kwanzas (precisamente, 3.932.827,223 kwanzas). A informação foi avançada à Angop pela chefe da Repartição Fiscal local, Felícia Miraldina Finde, que explicou informou ter havido um acréscimo de 8%, de perto de 400 mil milhões de kwanzas (exactamente 309.274,615 kwanzas) em relação ao ano passado.

O Imposto sobre o Rendimento de Trabalho (IRT) é a principal fonte de receitas, com uma contribuição de 2,3 mil milhões de kwanzas. Felícia Finde avançou que as restantes receitas resultaram do pagamento do Imposto Predial Urbano (IPU), Industrial (II), de Selo (IS), de Consumo (IC), bem como dos juros de mora e compensatórios e das multas sobre dívidas fiscais.

Não obstante a crise financeira que o país enfrenta, a responsável prevê que as receitas fiscais “tendem a aumentar” de período a período. Felícia Miraldina Finde esclareceu que o crescimento é “resultado do aumento da consciência tributária, através da melhoria da eficácia na fiscalização e sensibilização sobre a importância do pagamento do imposto e pela diversificação das fontes por parte dos contribuintes, quer singulares, quer colectivos, que, por sua vez, têm beneficiado de palestras e reuniões esclarecedoras”.