Números quedam para os 44,8 milhões USD

IDE não petrolífero afunda 66% no segundo trimestre

04 Sep. 2024 Economia / Política

BALANÇO. Investidores estrangeiros tiraram os olhos do sector não petrolífero, depois de sinais de algum crescimento no arranque do ano. Sector petrolífero segue caminho contrário e cresce mais de 25% no período. Diversificação da economia continua em causa.

 

IDE não petrolífero afunda 66% no segundo trimestre

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) no sector não petrolífero recuou 66,44% para os 44,8 milhões de dólares no segundo trimestre, segundo dados compilados pelo Banco Nacional de Angola (BNA) que coloca os números do primeiro trimestre nos 133,5 milhões de dólares.

Em relação ao período homólogo, a queda é mais ligeira, cerca de 6%, tendo em conta que, no segundo trimestre de 2023, o IDE no sector não petrolífero totalizou 47,9 milhões de dólares.

Já o investimento no sector petrolífero, embora tenha assinalado uma ligeira redução no arranque do ano, animou o IDE no país, ao totalizar 2,5 mil milhões de dólares. Comparativamente aos 1,9 mil milhões de dólares dos primeiros três meses de 2024, os números do segundo trimestre representam um crescimento de 25,19%. Em termos homólogos, também se verifica um aumento de 19% no IDE petrolífero, face aos 2,1 mil milhões de dólares captados no segundo trimestre do exercício transacto.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.