IGAPE volta a vender empresas cujos contratos foram anulados por incumprimento de pagamentos
O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) prevê abrir novos concursos públicos para tentar vender, de novo, activos. Os contratos anteriores foram anulados por incumprimento de pagamento.
Em Dezembro, o Estado rescindiu os contratos de alienação de seis activos inseridos no Programa de Privatizações com as empresas Edson Drov’s, Jep Capital e a Angola Allbox por “incumprimento definitivo da obrigação de pagamento convencional por parte destas empresas”.
O grupo empresarial Drov’s tinha ficado com a fábrica de processamento de tomate e de banana e o Entreposto Frigorífico, em Caxito, e a Jep Capital com a fábrica Indutubo. A Angola All Box candidatou-se à compra das unidades industriais Induplas, Indutive e Pipelane.
Numa nota publicada na sua página, o IGAPE dá conta que, com a rescisão desses contratos, “serão relançados novos concursos, possibilitando a adjudicação destes activos para entidades privadas com capacidade financeira para execução dos mesmos, reduzindo por um lado o nível de incumprimento actual e, por outro, assegurar arrecadação de receitas”.
O Governo já ‘encaixou’ com as privatizações 567 mil milhões de kwanzas. Mas ainda estão ainda por receber,
contratualmente, um total de 394 mil milhões de kwanzas e algumas prestações já vencidas, no valor de 15,1 milhões de kwanzas.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública