PESCADORES E TURISTAS FOGEM PREÇOS

Ilha do Mussulo, mais distante por estar mais cara

TURISMO. Custo da travessia aumentou, número de turistas diminuiu e concorrência subiu. Marinheiros do terminal marítimo do Kapossoca passam por mais dificuldades. Custos com a gasolina explicam subida de preços.

Ilha do Mussulo, mais distante por estar mais cara

O s preços da travessia de barco entre Kapossoca e o Mussulo ficaram mais caros, fixando-se nos 800 e mil kwanzas, de segunda a sexta-feira, e entre os mil e os dois mil kwanzas, aos finais de semana e feriados. Antes, as viagens custavam 400 e 500 kwanzas, conforme a procura

O aumento é justificado com a subida do preço dos combustíveis. Os marinheiros estimam que antes gastavam, em média, 9,6 mil kwanzas, por cada 20 litros de gasolina, adquiridos três vezes ao dia. Agora, gastam cerca de 12 mil kwanzas.

Por outro lado, os marinheiros debatem-se com a diminuição de clientes que procuram a ilha pelo turismo. “Levar pessoas para fazer a travessia já não é a mesma coisa, porque estamos a notar uma diminuição de pessoas a querer viajar para o Mussulo. São mais os residentes e os trabalhadores de lá que nos procuram”, afirma Manuel Machinde, que faz este transporte há 13 anos.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.