INACOM autoriza subida de UTT para 8,8 kwanzas
TELECOMUNICAÇÕES. A unidade tarifária de telecomunicações (UTT) vai passar a custar acima de 22%, passando dos actuais 7,2 kwanzas para os 8,8 kwanzas, apurou o VALOR de fontes próximas das negociações que decorrem entre o Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) e as operadoras de telefonia. A nova tarifa deve entrar em vigor a partir de Agosto e fica abaixo das expectativas das operadoras que pretendiam fixá-la nos 10 kwanzas por unidade.
O preço da Unidade Tarifária de Telecomunicações (UTT) vai registar um incremento de 22,3% a partir de Agosto, de 7,2 kwanzas para os 8,80 kwanzas, no âmbito do acordo a que o Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) chegou com as operadoras de telefonia móvel, revelou uma fonte próxima ao processo de negociação que decorre alguns meses com a Unitel e a Movicel.
A fonte do VALOR revela que a expectativa das duas operadoras era fixar o preço de 1 UTT no valor de 10 kwanzas, um aumento de 38,8%, tal como fizeram constar nas propostas iniciais, valor que encontrou resistência por parte o órgão regulador a quem cabe tomar a decisão final e que, tendo também em conta o contexto económico, limitou o aumento.
Contactado pelo VALOR, o administrador do INACOM, Lionel Augusto, figura que encabeça as negociações com os representantes da Unitel e a Movicel, não confirmou a existência de um acordo, adiantando apenas que o assunto continua a ser trabalhado com as operadoras e que a discussão mantêm-se (até à hora do fecho do VE).
A UTT nos 7,2 kwanzas mantêm-se desde 2005, altura em que o dólar era comercializado ao valor de 720 kwanzas, pelo que as operadoras entendem ser necessário e urgente o ajustamento. O cambio actual estará a acarretar uma pressão grande do ponto de vista da gestão dos fluxos financeiro de ambas as operadoras. Em Maio último, o INACOM admitia publicamente, pela primeira vez, estar a ponderar proceder ao reajuste do tarifário de custo dos serviços de telefonia móvel, revelou então Lionel Augusto, quando abordava a problemática da qualidade das telecomunicações.
Indicadores estatísticos do sector das telecomunicações, revelados recentemente pelo titular da pasta, José Carvalho da Rocha, atestam que Angola possui mais de 14 milhões de utilizadores de telemóveis, e que regista um crescente aumento de utilizadores da internet, fruto dos investimentos realizados nos últimos anos. Segundo o responsável, o serviço de telefonia móvel prestado apenas pela UNITEL e a MOVICEL e caracterizado por muitos especialistas do ramo ouvidos pelo VE como um “duopólio”, seria brevemente alargado à Angola Telecom que actuava exclusivamente no segmento da telefonia fixa.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...