Girabola Zap
Banco BAI
CUSTO É IGUAL DESDE 2005

INACOM vai alterar tarifário da telefonia móvel

O custo dos serviços de telefonia móvel deve ser reajustado nos próximos tempos, segundo indicações de Lionel Augusto, funcionário sénior do Instituto Nacional das Telecomunicações (INACOM) que justifica a medida com o facto de a tarifa estar desactualizada.

 

O INACOM não antecipa a previsão da concretização do reajuste nem os valores das futuras tarifas, mas refuta as reclamações sobre a eventualidade de as operadoras terem avançado já com mexidas nos preços das taxas de voz e de internet, de forma unilateral. “O valor de UTT (Unidade Tarifária de Telecomunicações) mantém-se, é o mesmo desde 2005. Ou seja, 7,2 kwanzas por UTT”, esclarece Lionel Pinto, reagindo às dúvidas constantes de vários clientes.

O diretor para as relações institucionais da Unitel, Humberto Mbote, explicou, por sua vez, que os preços das telecomunicações são regulados e não cabe aos operadores proceder alterações unilaterais. “O procedimento padrão passa por manifestar a intenção junto do órgão regulador que pode anuir ou não para se proceder um ajuste aos UTT”, afirma, admitindo “pressão grande” nos custos pela desvalorização a que a moeda nacional assistiu, comparativamente aos preços fixados há mais de 10 anos.

Ao intervir no último fórum da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa, realizado em Luanda, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, declarou que, nos últimos 15 anos, a prestação de serviços de telecomunicações “tem vivido uma constante evolução, caracterizada por uma modernização dos serviços e maturação do mercado”.

O ministro indicou, na altura, que Angola possuía mais de 14 milhões de utilizadores de celulares e registava um crescente aumento de utilizadores da internet, resultante dos investimentos realizados nos últimos anos.

Angola possui duas operadoras de telefonia móvel, a Unitel e a Movicel, mas há previsão de entrada da operadora pública Angola Telecom, neste segmento, fruto de um processo de reforma que decorre na empresa.

X