Inaugurada primeira fábrica de galvanização de aço
A Zona Económica Especial Luanda-Bengo inaugurou hoje a primeira fábrica de galvanização de aço. A fábrica também é especializada em metalomecânica.
O projecto tem um investimento de 14,5 milhões de dólares. 50% do valor é garantido por capital próprio e outros 50% financiados pela banca. A fábrica conta com mais de 100 trabalhadores.
A Galvostahl pertence à Anglobal e é única empresa em Angola neste segmento, relevando assim a sua importância para os vários processos que incluem infra-estruturas de aço.
A galvanização é um dos processos mais eficientes contra a corrosão e contribui para minimizar os custos elevados. A galvanização é responsável pelo processo em que se reveste uma peça de ferro ou de aço com zinco, um metal mais nobre e que evita a corrosão.
Victor Lima, presidente do Conselho de Administração do Grupo, em nota de imprensa, esclarece que a autonomia na produção "vai permitir o aumentar e a capacidade de resposta na construção de torres de telecomunicações e transporte de energia de alta, média e baixa tensão". "Do ponto de vista económico e social, este investimento representa a aposta da Anglobal na diversificação, garantindo um investimento nacional em unidades de produção locais. Com este investimento a Anglobal demonstra que acredita nesta indústria, acredita na capacitação local e que com isso contribui claramente para a redução das necessidades de importação deste tipo de materiais com impacto directo nas necessidades de pagamentos em moeda estrangeira", defende..
A Galvostahl entra na ZEE através do processo de privatização das empresas públicas e ficou com a responsabilidade de reenquadrar os trabalhadores que trabalhavam na antiga unidade.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...