ZUNGUEIRA
QUASE 7 BILIÕES DE KWANZAS CIRCULAM ENTRE OS CONSUMIDORES

Índice de Preços Grossista desce para a taxa mais baixa dos últimos 29 meses, mas produtos nacionais continuam caros

CONSUMO. Angolanos gastam mais na compra de produtos nacionais apesar da queda na taxa do Índice de Preços Grossista. Marcha decrescente da inflação está intacta, embora o dinheiro em circulação tenha atingido quase 7 biliões de kwanzas, dos volumes mais altos de sempre.

Índice de Preços Grossista desce para a taxa mais baixa dos últimos 29 meses, mas produtos nacionais continuam caros

Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma redução histórica com a taxa a recuar para os 15,13% em Outubro, o nível mais baixo dos últimos 29 meses e que confirma a tendência de encolhimento.

O desempenho do índice no mês passado mostra uma queda de 18,94 pontos percentuais, face ao período homólogo, ao passo que, em relação ao mês anterior (Setembro), a descida é de 1,43 pontos.

Os cálculos do Valor Económico baseiam-se em dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e lembram que a última vez em que o índice desceu tanto, nos últimos três anos, foi em Maio de 2023. Apesar deste padrão de redução que já se prolonga por 15 meses, os produtos nacionais continuam mais caros do que os importados.  A diferença da inflação registada entre os dois é de ligeiros 0,1 ponto.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.