Girabola Zap
Banco BAI
Gestão

Indústrias que facturam em meio de pandemia

08 Apr. 2020 Valor Económico Gestão

BANCA. Com a economia mundial de rastos e em convulsões que ameaçam a sua sobrevivência, as condições de operação dos negócios alteraram-se profundamente e muitos grandes e pequenos negócios sucumbem à pressão. No entanto, há quem facture com as condições adversas e quem veja nelas a oportunidade. Conheça algumas das indústrias a navegar as aguas revoltas com sucesso.

Indústrias que facturam em meio de pandemia

Fitness online

Porque agora a manutenção da saúde e o aumento da imunidade estão no topo das prioridades, uma das industrias que assiste a um boom, pelo menos no que a vendas online diz respeito, é a que fornece treinos e aulas de ginástica online que milhões de pessoas descarregaram nos seus telefones, computadores e smart TVs de modo a se exercitarem em casa.  

Jogos e entretenimento online  

Se plataformas como o Netflix ofereceram um mês gratuito, saiba que os ganhos em termos de novas subscrições e tempo passado na plataforma é várias vezes superior com o “stay at home”, “fica em casa”, a tornar-se o moto viral. A indústria dos jogos online na China que já é muito desenvolvida, viu um aumento de vendas online de mais de 40% e registou 222 milhões de novas subscrições.

Entregas e correios Amazon. Também gigantes como a Uber adaptaram os seus serviços para entregas e idas às c

A transportação que deixou de ser feita com a diminuição da movimentação de pessoas, resultou num aumento da facturação de empresas como a ompras para poderem rentabilizar a estadia das pessoas em casa e manter o funcionamento em meio de pandemia. A aplicação de entrega de mercearias da Alibaba dias com 100 mil downloads em comparação com a média do ano anterior que não chegou aos 30.    

Restaurantes com entrega

A restauração com capacidade de entrega, como as pizzarias que já se especializaram na comodidade do cliente e que já estabeleceram uma base solida estão actualmente a contratar funcionários para aumentar a rede de entregas. Exemplo disso é a PapaJonhs americana ou mesmo a Telepizza portuguesa e que opera em também em Angola. 

Médicas e de saúde

A telemedicina viu um salto quantitativo e qualitativo com as linhas e aplicações de atendimento à distância para esclarecimento de dúvidas e apoio de saúde a providenciarem uma alternativa instrumental aos hospitais que estão sobrecarregados com os casos e a necessidade de prevenção da pandemia.

Limpeza e desinfecção 

os serviços de limpeza sanitária de profundidade que estão preparados para proceder à desinfecção de instituições públicas como hospitais e clínicas estão em alta demanda durante a epidemia, bem como as fabricas com possibilidade de produção ou de adaptação das suas linhas à produção de desinfectantes, álcool, sabão, mascaras e luvas.  

Educação e trabalho à distância 

As aplicações e plataformas que permitem a educação e o trabalho à distância dispararam em número de downloads e utilizadores. São exemplos o Zoom, a WeChatWork viu um crescimento de 572% e a Tecent que se foca em aplicações de teleconferência viu um aumento de downloads dos 250 mil para os cinco milhões desde o início da pandemia.