INE falha arranque do censo marcado para 19 de Julho
O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai falhar a realização do censo marcado para iniciar a 19 de Julho. A nova data está agora prevista para 19 de Setembro.
O anúncio foi feito pelo próprio INE, em comunicado, depois de ter negado ao Valor Económico a possibilidade de haver atrasos. De acordo com o INE em comunicado, a falha na data inicialmente prevista deve-se a “questões operacionais e logísticas”. No documento, a instituição reitera que “necessita de algum alargamento no apoio logístico nas diferentes secções censitárias” e que "a instituição previamente informou, a Comissão Multissectorial de apoio à realização do censo”.
O Valor Económico sabe que vários especialistas em estatística já tinham alertado o INE para um possível atraso e de que, por questões operacionais e logísticas, a instituição não teria condições de arrancar o momento censitário a 19 de Julho. Em Novembro do ano passado, o Valor Económico questionou o INE sobre estes alertas, mas a instituição garantiu ter condições para arrancar com o censo a 19 de Julho, apontando esta data como uma “certeza" e que “não existia a possibilidade” de alterações. “Estão sendo asseguradas a conclusão das condições logísticas. Importa realçar que está a decorrer a bom ritmo a actualização da malha cartográfica em todo país que vai até Maio do próximo ano. Para que no dia 19 de Julho possamos arrancar e bater à porta de todos angolanos”, garantia a instituição.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública