Inflação chega aos 22,32% e continua em marcha decrescente
PREÇOS. Desde Agosto do ano passado que a inflação decresce e a taxa de Abril é a segunda mais baixa dos últimos três anos. Cenário de contínuo encolhimento segue, apesar de cada vez mais circular dinheiro na economia.

O preço de bens e serviços continua a decrescer segundo o Índice de Preços no Consumidor, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que registou uma variação de 1,34% de Março a Abril, com a taxa a fixar-se em 22,32%.
Em relação ao período homólogo verifica-se uma redução de 1,27 pontos percentuais. A taxa referente a Abril de 2025 é a segunda mais baixa dos últimos três anos, superada apenas pelo registo de 10,59%, de 2023, mas reduz consideravelmente se comparada aos 25,79 % de 2022.
O abrandamento do cenário inflacionista prossegue desde Agosto de 2024 embora se assista, durante este período, a uma tendência de aumento do dinheiro que circula na economia. Dados do Banco nacional de Angola (BNA) mostram que, por exemplo, em Março de 2024 cerca de 10,213 biliões de kwanzas estavam em circulação, representando um aumento de 4,59% face ao mês anterior.
Em termos dos produtos que contribuem para a inflação, a classe de ‘alimentação e bebidas não alcoólicas’ continua no pódio, com 0,87 pontos. Juntam-se os ‘bens e serviços diversos’ com 0,11 pontos, ‘vestuário e calçado’ e ‘saúde’ com 0,07 pontos percentuais respectivamente, e ‘mobiliário, equipamento doméstico e manutenção’ com 0,06 pontos. As restantes classes tiveram contribuições inferiores a 0,06 pontos.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
NOVO SISTEMA POLÍTICO PRECISA-SE