Inflação continua em marcha acelerada e atinge os 31,09% em Julho
PREÇOS. Banco Nacional de Angola revela-se incapaz de abrandar a evolução inflacionista do custo dos bens e produtos. Diferente do observado em Junho, Luanda não consta das três províncias que em que se observaram maiores aumentos.
O preço dos bens e serviços continua em marcha acelerada, ao escalar em Julho último para os 31,09%, um crescimento de 18,97 pontos percentuais, face aos 12,12% registados no mesmo mês do ano passado, indicam cálculos do Valor Económico com base nos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
A inflação esteve muito próxima da taxa mais alta registada no período de Julho dos últimos oito anos, com diferença de apenas 2,63 pontos percentuais, tornando-se, deste modo, na segunda taxa mais alta desde 2016 (ver gráfico).
Contribuiu essencialmente para este cenário a classe ‘alimentação e bebidas não alcoólicas’, com crescimento de 1,12 pontos percentuais na subida do nível geral de preços. As classes ‘saúde’ e ‘bens e serviços diversos’ contribuíam com 0,09 ponto percentual cada uma, ao passo que o ‘vestuário e calçado’ e o ‘mobiliário, equipamento doméstico e manutenção’, igualmente com 0,07 pontos cada uma, se alinharam entre as que estimularam a subida de preços.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Higino Carneiro responde a João Lourenço lembrando que “enquanto o jogo não...