Inflação em Angola cresce e está entre as mais altas do mundo
PREÇOS. Cenário inflacionista tende a agravar-se com a retirada dos subsídios aos combustíveis,além da escassez de divisas com a consequente depreciação do kwanza. Injecção de mais liquidez na economia pelo BNA entra nas contas. Economistas do Cinvestec duvidam dos números do INE.
A subida generalizada de preços em Angola mantém o curso de agravamento e, o país terminou o mês de Maio com a sexta maior inflação do mundo, considerando os países que já tornaram pública a informação sobre os preços no período, até segunda feira, 17.
Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) atestam que a inflação cresceu 1,96 pontos percentuais comparativamente ao mês anterior e 8,17 pontos percentuais desde o início do ano, fixando-se nos 30,16%, por sinal a maior taxa homóloga registada desde 2021.
A classe ‘alimentação e bebidas não alcoólicas’ contribui essencialmente para este cenário inflacionista, ao assinalar um aumento de nível geral de preços de 1,24 pontos. Segue-se a classe ‘transportes’ com uma subida de 0,55 pp, enquanto a dos ‘bens e serviços diversos’ avançaram 0,19 pp e a ‘saúde com 0,13 pp. As restantes classes tiveram contribuições inferiores a 0,13 pp.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’