Inflação mensal desce ligeiramente para 1,16%
A inflação em Novembro fixou-se em 1,16%, influenciada pelo aumento dos produtos importados, com 0,69 pontos percentuais (pp), e os produtos nacionais com 0,47 pp. O registo representa um ligeiro recuo de 0,04 ponto percentual em relação a Outubro e 1,09 pp inferior ao registado no mesmo período do ano passado.
Nos produtos nacionais, a secção indústria transformadora foi a que mais contribuiu para a variação de preços dos produtos nacionais, com 1,09 pontos percentuais. Com destaque para a gasosa com 0,48 pontos percentuais, cerveja com 0,33 pontos percentuais, farinha de trigo com 0,03 pontos percentuais, carne de vaca com 0,02 pontos percentuais, leite em pó, carne de porco e carapau congelado com 0,01 pontos percentuais cada um.
Também a inflação dos produtos importados foi motivada pela secção indústria transformadora, com 0,86 pontos percentuais. Os produtos que mais contribuíram foram o frango congelado com 0,12 pontos percentuais, farinha de trigo com 0,11 pontos percentuais, carne de porco e arroz branco agulha com 0,08 pontos percentuais cada, chouriço e fuba de milho com 0,04 pontos percentuais cada, açúcar de cana com 0,03 pontos percentuais, carne de vaca e óleo de soja com 0,02 pontos percentuais cada, detergente em pó, automóvel ligeiro, margarina, tomate pelado, TV a cores e bacalhau seco com 0,01 pontos percentuais respectivamente.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Secretário de Estado admite que Angola continua “a perder muito dinheiro” com...