Inflação sobe 19,75 pontos percentuais e atinge máximos dos últimos 14 anos
PREÇOS. Inflação manteve-se acelerada, com aumento de 19,75 pontos percentuais comparativamente ao igual período do exercício anterior, fixando-se 31%.
Diversos analistas têm alertado que a subida generalizada dos preços dos bens e serviços saiu do controlo das autoridades, com o Banco Nacional de Angola (BNA) a apresentar uma conduta contrária às medidas que diz estar a levar a cabo para travar a tendência inflacionista acelerada. Um dos exemplos apontados é o facto de o Banco Central persistir no aumento da liquidez no mercado (actualmente nos 9,4 biliões de kwanzas), com a variação dos agregados monetários, quando o mercado se debate com a falta de divisas para fazer face às necessidade de importação.
No primeiro semestre, a inflação manteve-se acelerada, com aumento de 19,75 pontos percentuais comparativamente ao igual período do exercício anterior, fixando-se em 31%. Em termos homólogos, é a taxa mais alta registada no primeiro semestre dos últimos 14 anos (ver gráfico). Fica apenas próxima da registada em 2017, com uma diferença de 0,49 pontos percentuais. No entanto, muito distante dos 9,61% alcançados em 2015, no período mais crítico da crise económica, com uma diferença de 21,39 pontos percentuais.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Jovens abraçam a costura e adaptam-se às dificuldades do negócio