MOTOTÁXI
MESCTI E INAAREES ATRIBUEM-SE CULPAS

Instituições ‘violam’ prazos e voltam a leccionar cursos de saúde

29 Oct. 2025 Economia / Política

ENSINO SUPERIOR. Operadores do sector afirmam que processo sobre Avaliação Externa ficou enfraquecido. INAAREES afirma que autorização para a reabertura dos cursos coube ao Ministério do Ensino Superior. Entretanto, responsável de uma instituição de ensino afirma que autorização veio do INAAREES

Instituições ‘violam’ prazos e voltam a leccionar cursos de saúde

Passado apenas um ano lectivo desde que foram proibidas de receber novos alunos nos cursos de medicina e ciências da saúde, para um período de dois anos, várias instituições voltaram a abrir as portas este ano para novas inscrições, notando-se, conforme a verificação do Valor Económico às Instituições de Ensino Superior (IES), a afluência de vários candidatos. 

A este jornal, fonte ligada ao Gabinete de Comunicação Institucional do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação contou que “pressões políticas” estarão na base da alteração do regulamento sobre Avaliação Externa, o que estará a dificultar o processo, assegurando ser da responsabilidade do Ministério apenas a abertura de novas inscrições para instituições como a Universidade Agostinho Neto, o Instituto Superior Técnico Militar e a Universidade 11 de Novembro.  

“O INAAREES (Instituto Nacional de Avaliação Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior) é a instituição que cuida da avaliação e acreditação do curso. O processo começou bem, enquanto estava aqui a ministra Maria Bragança. Estava bem encaminhado, porque a proibição era para melhorar o ensino a nível das universidades e institutos superiores”, refere a fonte, revelando que a aprovação dos cursos estão do sob responsabilidade do INAAREES.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.