Intenções de investimentos registadas pela Aipex até Novembro valem 2,808 mil milhões USD
A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (Aipex) registou 112 intenções de investimento até Novembro do ano que termina, avaliadas em 2,808 mil milhões de dólares, avançou em exclusivo ao Valor Económico a administração da agência.
Do total de intenções registadas, 53,6% referem-se a projectos de investimento apresentados por estrangeiros, cujo montante ascende aos 1,093 mil milhões de dólares.
O resultado, segundo a administração, é reflexo da “eficácia” das acções desenvolvidas, especialmente ao longo deste ano. “No âmbito da promoção, no exterior do país, das potencialidades de investimento em Angola, temos tido alguns indicadores positivos, fruto da diplomacia conjunta que se tem feito com demais intervenientes neste processo, sendo o titular do poder executivo o principal impulsionador, conferindo aos investidores maior confiança em investir em Angola. A Aipex tem desempenhado um papel fundamental, oferecendo garantias e incentivos atrativos para se investir no nosso país”, refere.
Quanto às exportações dos produtos ‘made in Angola’, o presidente do conselho de administração da Aipex, Arlindo das Chagas Rangel, declara que os sectores da agricultura e indústria transformadora “estão a assumir um papel relevante na balança comercial”, mostrando que o país “está no caminho certo” para fortalecer a economia. “A diversificação dos produtos exportados, especialmente nos sectores industrial, pesqueiro e agrícola, demonstra que Angola está a ganhar cada vez mais espaço no mercado internacional. Produtos como pescado e derivados, materiais de construção, rochas ornamentais, embalagens de vidro, bebidas, alimentos processados e madeira têm-se destacado, assim como alguns produtos agrícolas como a banana e o feijão, que têm vindo a conquistar terreno de modo consistente”, observa.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública