SUBSCRIÇÃO
APENAS TRÊS EMPRESAS ACTUAM EM ANGOLA

Japoneses tentam novamente encontrar oportunidades de investimento em Angola

16 Aug. 2023 Mercado & Finanças

Investimento. Encontro de negócios junta empresários angolanos e japoneses. Nipónicos buscam oportunidades para parcerias e investimentos. ‘Caça’ ao investimento privado angolano é antiga, mas não tem dado resultados.

Japoneses tentam novamente encontrar oportunidades de investimento em Angola

Depois de várias tentativas e avaliações, empresários japoneses voltam a Angola para analisar as possibilidades de negócio. Acompanhados pelo ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Nishimura Yasutoshi, 19 empresas e oito ‘startups’ estiveram no país na semana passada.

O encontro foi mais uma tentativa de atrair empresários de uma das maiores economias do mundo, depois de várias reuniões nos últimos 10 anos, como o fórum de negócios entre dois países, realizado em 2015, que contou com a presença de mais de 100 empresários japoneses, mas que não alcançou os objectivos desejados.

Até 2021, havia apenas 30 japoneses a trabalhar em Angola, um número justificado, naquela altura, pelo embaixador daquele país, Jiro Murahashi, numa entrevista ao Valor Económico. “O nosso objectivo na cooperação com o continente africano é o desenvolvimento de recursos humanos, capacitá-los para que os financiamentos sejam bem empregues. Não enviamos japoneses para trabalhar aqui, priorizamos os nacionais”, explicava o diplomata a estratégia nipónica.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.