APP VE
RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS COM VATICANO

JLo ‘inspira-se’ na Santa Sé

O Presidente João Lourenço, que visita oficialmente o Vaticano, por dois dias, deverá encontrar-se esta terça-feira, 12, com o Papa Francisco para abordar questões que têm que ver com o reforço da cooperação estabelecida em Julho de 1997 com o mais pequeno Estado do mundo que tem apenas cerca de mil habitantes.

JLo ‘inspira-se’ na Santa Sé

Depois do encontro com o chefe da Igreja Católica, Lourenço deverá, no dia seguinte, render homenagem ao primeiro embaixador do Reino do Congo junto da Santa Sé, depositando uma coroa de flores na sepultura de Dom António Manuel Nvunda (Negrita).

A agenda presidencial inclui também uma passagem pelos mais emblemáticos monumentos, destacando-se o Museu do Vaticano, a Basílica de São Pedro e a Capela Sistina.

Só o Museu do Vaticano, que alberga algumas das obras mais famosas do mundo laboradas por artistas que se tornaram intemporais, como Miguel Ângelo e Leonardo da Vinci, recebe quase quatro milhões de visitantes por ano. São números que, de longe, batem os angolanos, que, em média, não passa de 200 mil excursionistas anuais.

Dados disponíveis revelam que, em 2013, o orçamento operacional do Vaticano era de menos de 300 milhões de dólares, enquanto os activos passíveis de alienação somavam cerca de um bilião de dólares.