JLO prepara deslocação “desafiante” à China
DIPLOMACIA. Fortalecimento das relações entre Angola e os Estados Unidos, combinado com a necessidade e ou possibilidade de renegociação da dívida, coloca a viagem de João Lourenço à China como a mais desafiante desde a visita de José Eduardo dos Santos em busca do primeiro financiamento chinês.
Os governos de Angola e da China estão a trabalhar na deslocação do Presidente João Lourenço ao ‘gigante asiático’, viagem que, segundo apurou o Valor Económico, acontece já no próximo mês de Março.
João Lourenço desloca-se assim pela terceira vez a Beijing desde que assumiu o poder em 2017, sendo que esta última é vista como a mais desafiante de um Presidente angolano à China desde a primeira década dos anos 2000 quando Angola foi solicitar o primeiro financiamento e, posteriormente, o reforço dos créditos.
No contexto actual, o desafio passa por dois dos grandes temas que disputam a liderança entre as prioridades do que será negociado entre os dois governos. A dívida de Angola à China e o refortalecimento das relações depois de um certo esfriamento.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’