João Lourenço: “A corrupção só está a ser combatida agora no meu mandato”
O Presidente da República, João Lourenço, afirmou que a corrupção em Angola “só está a ser combatida agora” no seu mandato e que a justiça “nunca teve tanto trabalho a tratar deste tipo de crime específico".
Em entrevista ao Canal France 24, a partir de Londres e citado pelo Jornal de Angola, João Lourenço destacou também que com o seu mandato foi reposto aquilo que era considerado "normal", por algo que não era normal na altura, que é combater a corrupção. “O novo sistema é combater a corrupção, antes era promover a corrupção”, destacou.
Na entrevista, o chefe de Estado abordou vários aspectos da política interna e externa e reiterou que o empenho na luta contra a corrupção mantém-se. “Nada mudou”, destacou.
João Lourenço negou ainda perseguir a família do antigo presidente da República, José Eduardo dos Santos e acrescentou que Isabel dos Santos, a filha mais velha do Antigo Presidente da República tem contas com a justiça e é com a justiça que se deve defender. “Costuma-se dizer que quem não deve não teme. Deve responder perante a Justiça e alegar o que bem entender na Justiça e não na comunicação social”.
A empresária Isabel dos Santos, na última entrevista que deu ao canal português CNN, em Novembro do ano passado, disse que se sente "perseguida politicamente" pelo actual Presidente da república, que acusa ainda de não respeitar a separação de poderes e condicionar a justiça.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública