Cantina
HÁ QUEM ACEITE SUBMETER-SE AO RISCO

Lavagem e aplicação de aparelhos dentários na ‘zunga’

NEGÓCIOS DOS DENTES. Prática é publicitada em redes socias e serviços são oferecidos em mercados sobretudo para jovens. Homens colocam-se entre os ‘profissionais da aplicação’, enquanto mulheres se destacam entre os clientes. Especialista alerta para riscos graves de saúde.

Lavagem e aplicação de aparelhos dentários na ‘zunga’

Aplicação de aparelhos e lavagem dentária são dois serviços da extensa especialidade da estomatologia, mas que, nos últimos tempos, é possível testemunhar em mercados e locais sem qualquer semelhança com clínicas ou hospitais e a serem praticados por quem nunca fez formação na aérea.    

É, pelo menos, o que o Valor Económico constatou em diferentes pontos de Luanda. Vários jovens têm a actividade como a solução para o desemprego e para as dificuldades financeiras que enfrentavam. E, segundo relatam, facturam mensalmente entre 100 e 300 mil kwanzas. 

Ducati De Lastera, 25 anos, é um destes jovens. Era apenas tatuador e trabalhava no espaço de um amigo que já aplicava aparelhos. A procura levou-o a interessar-se pelo serviço, pediu ao amigo que o instruísse e pagou-lhe de 15 mil kwanzas, abrindo a seguir o seu próprio espaço que baptizou com o nome de ‘Trafulandia Odonto’. “Eu era apenas tatuador e, devido à procura das meninas no espaço que queriam aplicar os aparelhos nos dentes, ganhei interesse, uma vez que os serviços de tatuar estavam a baixar por causa da pouca procura nos últimos tempos. Pedi ao meu amigo que me ensinasse a aplicar. Depois disso comecei a trabalhar sozinho em minha casa”, conta, estimando a sua facturação mensal em cerca de 100 mil kwanzas.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.