Lucro do FSDEA recua 15,2%
O lucro do Fundo Soberano de Angola (FSDEA) caiu 15,27% no primeiro semestre, face ao período homólogo, ao sair dos 93,533 milhões de dólares para os 79,242 milhões de dólares, um recuo de mais de 14,2 milhões de dólares.
No relatório semestral intercalar não auditado, o FSDEA escreve que o resultado foi impulsionado pelo bom desempenho dos instrumentos financeiros internacionais, durante os seis primeiros meses do ano.
O FSDEA continua, no entanto, sem publicar o relatório e contas referente ao exercício económico de 2023. Quanto ao ano passado, num encontro recente com a imprensa, o presidente do conselho da administração do Fundo, Armando Manuel, garantiu que o resultado do exercício de 2023 foi de 199,35 milhões de dólares, com uma carteira bruta avaliada em 3,776 mil milhões de dólares, dos quais 1,5 mil milhões de dólares é de recebíveis, cerca de 660 milhões de dólares é investimento alternativo e 1,616 mil milhões é de investimento líquido.
O FSDEA tem espalhados investimentos em África, Europa, Ásia, Europa e na América do Norte, nos sectores da hotelaria, tecnologia, no sector financeiro eoutros. A gestão dos fundos está distribuída por cinco gestores, nomeadamente a Ninety One (23%), a Aliance Bemstein (17%), a Western Asset Management (18%), a Oaktree (7%), ao passo que 2% são geridos internamente.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública