Lucro dos grandes bancos em queda de 0,6 %
RESULTADOS. Rendimento global dos bancos com activos acima de 1 bilião de kwanzas registou uma leve quebra. Instituições administradas por Hugo Teles e Luís Lélis foram as que mais consentiram a queda.
O lucro das grandes instituições financeiras bancárias, em termos de activos, sofreu uma redução de 3,4 mil milhões de kwanzas (3,7 milhões de dólares), de Julho a Setembro do presente ano.
O conjunto de nove bancos, cujos activos estão acima de 1 bilião de kwanzas, contabilizaram lucro de 507,2 mil milhões (cerca de 557,9 milhões de dólares ao câmbio do BNA), uma leve quebra de 0,66% comparativamente aos 510,6 mil milhões do terceiro trimestre de 2023.
Influenciaram negativamente o desempenho dos grandes dois bancos que registaram conjuntamente decréscimo de 94,6 mil milhões. O BAI registou uma redução de 51,7 mil milhões no lucro ao fixar-se em 94,8 mil milhões, enquanto o BIC sofreu um decréscimo de 42,9 mil milhões ao contabilizar 16,7 mil milhões de kwanzas.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’